Fitness Mental

Ao ler o livro de Elkhonon Goldberg, neurólogo da Universidade de Nova York, gostaria de compartilhar com vocês um resumo da matéria de Neuroplasticidade, que quebra o mito do envelhecimento cerebral, e nos alerta para uma vida cognitiva cada vez melhor e mais intensa.

As ultimam investigações cientificas demonstram que a atividade mental modifica o cérebro e nos conduz ao que conhecemos como “Sabedoria”. Estes descobrimentos se inscrevem no que se domina Neuroplasticidade.

A Neuroplasticidade é moldar a mente e o cérebro através da atividade.

“O cérebro muda de forma”, segundo as áreas que mais utilizamos, segundo a atividade mental.

Em 2000, os estudiosos da universidade de Londres, descobriram que os taxistas desta cidade tinham uma parte do cérebro, o Hipocampo – região importante para a memória espacial – particularmente desenvolvida, muito mais que o resto das pessoas. Nestes motoristas sua capacidade para memorizar ruas e rotas não minguava, mas aumentava com os anos.

Em 2002 cientistas alemães encontraram os mesmos achados na circunvolução de Heschl dos músicos, área da matéria cerebral para processar a música.

Em 2004 o Instituto de Neurologia de Londres teve os mesmos resultados, na circunvolução angular esquerda, estrutura cerebral para a linguagem das pessoas bilíngüe.

Destas experiências se puderam obter os seguintes resultados:

  • Ao longo da vida os seres humanos podem criar novos neurônios.
  • Isto se dá mediante o esforço mental.
  • Os efeitos são específicos dependendo da natureza das atividades mentais, os neurônios novos se multiplicam com especial intensidade em distintas zonas cerebrais.

Os novos neurônios vão parar nas zonas do cérebro que mais usamos. Isto é o que se denomina “Neuroplasticidade”, a atividade pode moldar a mente.

Isto demonstra a importância de manter uma atividade mental intensa, conforme avançamos na idade.

O moderno estudo da Neuroplasticidade demonstra que os cérebros das pessoas de mais idade não degeneram, mas que tem uma evolução particular, de acordo com a atividade realizada, que converte essas pessoas em gente “sábia” quando chega à velhice.

A corrente cientifica dominante respalda a afirmação de que a vida mental intensa desempenha um papel essencial no bem estar cognitivo nas etapas avançadas da vida. Seria fantástico se nossa compreensão da função da Neuroplasticidade na conservação da saúde mental desse lugar à aparição de um novo fenômeno de massas: O FITNESS MENTAL!

Esse post foi publicado em Curiosidades, Medicina e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Fitness Mental

  1. Acácio disse:

    Nossa, muito legal a sua postagem.

    Parabéns pela escolha do assunto. Interessante saber que o cérebro “muda de forma” ao invés de se degenerar.

    Abraços

    http://netux.wordpress.com/

Deixe um comentário